Irmãs Clarissas
Ordem das Irmãs Pobres de Santa Clara
Mosteiro Fraternidade São Francisco de Assis
Fundação: 11.08.1999

   Aos 11 de agosto de 1999, deu-se início pela Comunidade do Mosteiro Santa Clara (Campina Grande / PB), a Fundação do Mosteiro Fraternidade São Francisco de Assis.
O Mosteiro foi idealizado pelo Padre Sátiro Cavalcante Dantas, que contou com doações de seus paroquianos para a construção, como também da ajuda das benfeitoras assim chamadas “Filhas de Santa Clara”, ainda contou com a colaboração do Governador e da Prefeitura. Tudo ficou concluído em 1998.
   
Conta o Padre Sátiro que quando seminarista, após o curso de filosofia, o Sr. Bispo Diocesano de Mossoró, Dom João Batista P. Costa mandou-o cursar Teologia em Roma, lá ficou hospedado no Colégio Pio Brasileiro, estudando na Universidade Gregoriana. Segundo Padre Sátiro, o Sr. Bispo recomendara que entrasse em contato com o Mosteiro das Carmelitas: "Falou-me que entrasse em contato com uma irmãzinha do Mosteiro das Carmelitas, o que fiz realmente, sendo minha primeira experiência com a vida contemplativa, visitando-a mensalmente nos cinco anos de Roma. Era uma espécie de amizade espiritual, ao ponto de ter celebrado minha segunda Missa no Carmelo. Informei-me também sobre a vida dos monges trapistas".
   Continua Padre Sátiro declarando que ao completar 25 anos de sacerdote, evitou toda comemoração, dando início a uma obra de assistência aos necessitados na periferia de Mossoró, Forquilha, hoje Fundação Sócio Educativa do Rio Grande do Norte (FUNSERN), mantenedora de várias unidades e responsável pela construção do Mosteiro Fraternidade São Francisco de Assis.

O nome do Mosteiro:

Fraternidade: é devido ao espírito empreendido no trabalho pastoral realizado na Gruta de Santa Clara, protetora da Instituição;
São Francisco: nome escolhido pelas Irmãs do Mosteiro Santa Clara de Campina Grande / RN, Mosteiro responsável pela Fundação.

   O pedido de fundação foi formalizado pelo Padre Sátiro e acolhido pela Madre Cecília, que com o seu coração aberto, aceita o pedido, mesmo contando com poucas irmãs. As Irmãs chegaram a Mossoró no dia 08 de agosto de 1999.

As Irmãs Fundadoras:
  • Irmãs Francis Clara
  • Irmã Maria Anchieta
  • Irmã Maria Guadalupe
  • Irmã Maria Clariana (a frente do grupo)
    A inauguração ocorreu aos 11 de agosto de 1999. Centenas de pessoas assistiram a Santa Missa celebrada pelo bispo de Mossoró Dom José Freire Neto, com a participação de Dom Jaime Vieira Rocha, então bispo de Caicó / RN e ainda de Padres, Religiosas daregião e das Irmãs Externas de Caicó. Foi um momento de muita alegria. Depois de inaugurado o Mosteiro, visitantes de outras cidades conheceram suas instalações antes que o bispo Dom José fechasse a clausura.

  Do início da Fundação até o ano de 2005, a Comunidade passou por várias mudanças, inclusive o retorno de algumas Irmãs ao Mosteiro Fundador e em Setembro de 2005.
A pedido das Irmãs, vieram algumas Irmãs do Mosteiro Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe das Américas (Caicó), colaborar em espírito de unidade e em Maio de 2008 o Mosteiro de Caicó assumiu a jurisdição desta Fundação.

   No dia 24 de outubro de 2010, foi promulgado o decreto da Ereção Canônica do Mosteiro, durante a Celebração Eucarística presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana e concelebrada pelo Padre Sátiro, Padre Guimarães e Padre Augusto. O documento da Santa Sé tem data de 17 de julho de 2010 (providencialmente este dia, é tido como a data do nascimento de nossa Mãe Santa Clara).






Aos 28 de janeiro de 2011, realizou-se o nosso primeiro Capítulo Eletivo, elegendo como primeira Abadessa a Madre Maria Auxiliadora do Pai Eterno que ainda continua no governo do mosteiro, sendo reeleita com postulação em 2017 para mais um triênio.










Endereço do Mosteiro

Av. Herondina Cavalcante Dantas, 22 - Dom Jaime Câmara
59628-800 – Mossoró – RN - BRASIL
Tel.: (84) 3312-0512
E-mail: mosteiro.fsfa@hotmail.com

9 comentários:

  1. Minhas irmãs Clarissas e santissimas.
    Eu vos anúncio a minha gratidão orante pelo bem que realizado em prol do Reino de Deus. Esse Reino eu senti de perto quando passei alguns dias recolhido no mosteiro de Mossoró. Recebam meu abraço redentorista e Viva Cristo Nossa Páscoa!" Ser sacerdote é está ... a irmã ainda canta? Um xeru nela e em todas.
    Pe. Eugênio Alexandre, CSSR

    ResponderExcluir
  2. Conhecer Jesus significa conhecer também o mistério da cruz e a grande mensagem que esse mistério nos traz: Deus amou tanto o mundo que lhe enviou seu Filho Unigênito, não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele, e ele derramou o seu próprio sangue derramado na cruz, fazendo-se oferenda perfeita para expiação dos nossos pecados. Conhecer Jesus através do mistério da cruz significa tornar-se capaz de fazer-se também oferenda a Deus, amando até o fim, tornar-se uma perfeita oblação a Deus pela salvação da humanidade e, hoje, tornar-se oblação é antes de tudo tornar-se um missionário da vitória do Cristo sobre o pecado e a morte.

    ResponderExcluir
  3. madre e irmãs,
    conheci hoje um pedacinhos de vosso mosteiro que esta aqui em Piracicaba/SP. tive a honra e o privilégio de conhecer a irmãs Karolyne, Ana Maria e Clara e dou graças a Deus por este privilégio.
    peço orações e envio minha amizade e meu carinho,
    Claudinei Pollesel

    ResponderExcluir
  4. Estive presente na missa inaugural do Mosteiro em 11 de agosto de 1999 juntamente com o grupo vocal e instrumental Queremos Deus da Capela de São Vicente.
    Padre Sátiro está de parabéns por mais esta obra social/espiritual presenteada à cidade de Mossoró.

    ResponderExcluir
  5. Queridas irmãs,paz e bem.Estou com muita saudade de todas,espero poder revê-las em breve.Como estão todas?Maria Clara faz dois anos em 1º de setembro.Peço orações.Um grande abraço,espero notícias.Bj.Mara.

    ResponderExcluir
  6. Movido pelas alegrias do jubileu, gostaria de expressar minha gratidão e afeto pela vida e a missão de vocês na nossa diocese de mossoró. Apesar de para muitos ser insignificante, tem um valor incalculável e de suma importância na construção do Reino de Deus. Que pela intercessão dos vossos pais fundadores o Senhor suscite no vosso meio numerosas e santas vocações para a igreja e o mundo, assim como foram S. clara e S. Francisco.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Irmãs!

    Estive no seu mosteiro em visita com o professor Fransualdo da UFRN. Na despedida coloquei um pedido de oração, pela cura do meu sogro. E hoje, um ano depois ele recebeu alta. Estava com câncer em 3 lugares no corpo e agora nem medicação precisa tomar. Está curado.
    Gostaria de agradecer a Deus pela vida de vocês que se dedicam a orar e trabalhar pelo Senhor.
    Que Jesus multiplique o galardão dos céus para vocês!
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Olá irmãs,sou eu Maria de Barro ce.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Últimas Postagens